"A escada para o Reino dos Céus está escondida em tua alma. Mergulha para dentro dos pecados que estão em ti mesmo e, assim, encontrarás ali uma escada pela qual poderás ascender" Isaac de Nínive.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obs.: Abaixo, tradução do versículo bíblico para outras línguas:

"POR ISSO A ATRAIREI, CONDUZI-LA-EI AO DESERTO E FALAR-LHE-EI AO CORAÇÃO" Oséias 2,16
_____________________________________________________________________________________________________

Music Play

sábado, 15 de dezembro de 2012

Sob o signo da Cruz





“In hoc signo vinces”




***


A Cruz foi um dos primeiros sinais inventados pela sabedoria divina mais antigos, e, representada desde longo tempo, já há muito séculos antes da inauguração de uma nova era que despontava com o novo anuncio trazido por Jesus no Novo Testamento.

Ela esteve presente no paraíso, simbolizada pela ‘Árvore’ (Gn 2,9) contida no meio do jardim do Éden, e em outro lugar aquela que trazia consigo o fruto do conhecimento do bem e do mal (Gn 3,3); esteve presente nos tempos de Noé através da ‘Arca’ (Gn 6,14), quando do extermínio de uma multidão de pessoas e gerações, e, que, por mandado de Deus, fora construída com o intuito de salvar os fiéis das águas do dilúvio que dissipava todo erro e engano daquele tempo. No decorrer da travessia do povo hebreu no Egito, a mesma fora representada por uma ‘Haste’ (Nm 21,8) de onde pendeu a serpente de bronze que curaria a todos do veneno impetrado no mesmo por conta de sua falta de fé expressa na agitação de suas murmurações.


É sempre a mesma realidade... Se a mesma, a Cruz, fora motivo de ‘condenação’ ainda que indiretamente no paraíso, por uma livre e deliberada ação do homem, é a mesma que redime e conduz todo o homem à penitência através do reconhecimento e da aceitação consciente das faltas como um meio de salvar-nos.  É sempre a sabedoria divina, em todas as épocas e em cada situação, particular ou coletiva, que de uma realidade de fracasso transforma o desalento em vigor sem excluir e negar a passagem obrigatória pela existência palpável da dor, da angustia e até mesmo da morte, para só assim poder experimentar e contemplar a verdadeira realidade dos bem-aventurados, daqueles que perseverando fieis reafirmam o seu sim, como fizera o próprio Cristo, até o ultimo instante de sua vida.

Aqui e acolá, nos relatos bíblicos, encontramos pistas que desvelam o mistério da Cruz como que inserida em toda história da salvação. Quer seja física ou espiritual, é sempre a mesma verdade sobre a existência do mistério que nos leva a um contato íntimo com a nossa realidade existencial aqui no mundo, e, que por certo nos liga ao transcendente, faz-nos a ponte para aquela realidade primeira e ultima que preenche toda a nossa humanidade desbotada com as influências do mal pelo significado do Bem a ser conquistado com o esforço particular e o auxílio da graça.

Em termos experimentais, costumamos associar a esse mistério todo sofrimento, quer físico ou espiritual vividos; ousaria acrescentar aqui um outro tipo de Cruz, embora nem tanto mencionado, que é o sofrimento moral, cravado no âmago, no mais profundo de todo aquele que sofre de algum mal na alma e que se atrela aos vícios. Seguramente é para esse tipo de mal moral, e esta pode vir a ser tão pesada quanto qualquer outro tipo de fardo, que o próprio Jesus também chegou a dizer:

Aquele que quiser me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.
 Mt 16,24

Os padres do deserto sempre tiveram em mente a realidade desse fato, era por esta verdade consciente, em seu dia-a-dia, que lutavam no enfrentamento de si mesmos. A luta era sempre em relação às ações externas em detrimento daqueles males internos, por vezes não aceitáveis e repugnáveis, que os lançavam sempre mais e mais baixo em suas más inclinações.

O Cristo nos aponta e nos indica a Cruz como um caminho redentor... e esta mesma por vezes carregada no corpo, ora no espírito e em outras ainda na alma; só por meio desta, quando verdadeiramente aceita, é transformada em dádiva, tanto pessoal como comunitária em relação ao bom convívio entre os seus, sinal externo da boa relação com Deus em quem toda a alma repousa.  






By Maurus

______________________________________________________

Obs.: A imagem da Cruz no início da postagem é um relicário contendo os fragmentos da Santa Cruz, a mesma recolhida pelo Imperador Constantino, estando sob os cuidados de Mauro de Almeida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Pesquisar neste blog: